terça-feira, 11 de novembro de 2008

ÁTIVIDADE SOBRE O ESTUDO DOS FÓSSEIS NAS CAVERNAS

COMENTE A SEGUINTE FRASE:

"A exploração do mundo subterrâneo e o seu conhecimento constituem uma aventura sem fim!"

27 comentários:

Fabilene disse...

O ambiente cavernícola apresenta pecualiridades importantes que caracteriza muito bem a fauna e flora inesperada desse ecossistema, por isso para os bioespeleólogos é sempre uma aventura sem fim está diante desse ecossistema com características tão particulares.

Catiane disse...

O ambiente de cavernas revela caracteristicas importantes e certamente é uma nova descoberta em cada aventura.
Para que esse processo aconteça, entretanto é necessário um cuidado, pois a exploração subterrânea sem cautela é uma atividade perigosa, que pode causar danos sérios a quem tenta aventurar-se nesse meio sem uma conscientização especifica.
As grutas são como "os canos do nosso planeta", património ambiental importantíssimo, e seu ecossistema natural, uma vez poluído jamais se conseguirá recuperar.

krishna disse...

O ambiente de caverna apresenta diferentes características que não se encontram em qualquer outro ambiente.Tanto da fauna presente ou até mesmo, de como ocorreu sua morte ou fossilização.É um ambiente misterioso e cheio e encantos para quem o explora.Essa atividade é muito minunsiosa, onde deve-se ter inúmeros cuidados, porém, fascinante.É um patrimônio ambiental importantíssimo e merece ser muito bem preservado.

Unknown disse...

"A exploração do mundo subterrâneo e o seu conhecimento constituem uma aventura sem fim!"

Esta frase é uma afirmação do sentimento que experimentei ao estar em Morro do Chapéu. A aula de campo foi uma expência muito significativa pra mim. Tenho uma relação 'romântica' com a natureza... (rsr!) E assim como diz o versinho da canção do Realejo(O Teatro Mágico), "(...)ADMIRO O QUE HÁ DE LINDO, E O QUE HÁ DE SER..."
Admiro as belezas que pude ver, e até as que não pude ver tão misteriosas e não descobertas, e talvez jamais desvendadas, q sabemos que ali existe..

Abri meu coração! =D
Mas foi isso e mais um tanto de emoções que ficaram em mim!!

Rayssa Caires.
=*

Srª Lothar disse...

Explorar uma caverna é algo mesmo mágico. As formações de espelotemas que dão resultado a esculturas fenomenais é incrível. A fauna bastante peculiar desse lugar o deixa formidável. Esses fatores ajudam em uma conservação de animais mortos que ajudam na sua fossilização. Muitos fósseis foram encontrados em cavernas. o conhecimento mais aprofundado do mundo subterrãneo auxiliaria em sua preservação já que sua exploração e visitação afetam de tal forma podendo modificar muito. Muitos animais desaparecem por causa do aumento do fluxo de pessoas, assim como muitas formações frageis de espeleotemas são destruidos com flash das maquinas.

Unknown disse...

Somente em campo descobrimos o quão fascinante é o estudo das cavernas. Lugar escuro e desconhecido, sem sáida fácil, e cheio de emoções!!! Fiquei encantada ao ir a Gruta dos Brejões em Morro do Chapéu- Ba, principalmente por enetender como aquele ambiente foi formado,como as vidas passadas ficaram registradas através dos fosséis ali existentes,como os animais se adaptaram para explorar um este tão peculiar.
O meu desejo é que esses patrimônios estaduais poucos estudados, sejam conservados antes mesmos de serem destruídos.Pois o que a Natureza demorou milhões de anos para formar pode ser destruído em alguns minutos por apenas uma pisada!!!

HAIALLA RIALLI

Mateus disse...

O estudo das cavernas não se resume aos trabalhos de espeleologistas, biólogos e botânicos. Também compõem este grupo de estudo os paleontólogos (especialistas em fósseis de animais e vegetais), arqueólogos que pesquisam vestígios deixados por indígenas que freqüentaram cavernas e geólogos que têm a oportunidade de conhecer a história e a formação dos terrenos onde estão as cavernas. Nos estudos paleontológicos em cavernas, uma vez que um fóssil é localizado, o registro fotográfico da peça tal como foi encontrada, sua disposição na caverna e uma descrição o mais completa possível de sua situação, devem sempre ser a etapa inicial do trabalho.
Dentre as dificuldades impostas pelo ambiente cavernícola, destaca-se o desconforto geral, pois muitas vezes o acesso ao fóssil é dificultado por passagens estreitas, abismos, lama e água, fatores estes que cansa o homem e limitam o equipamento a um mínimo possível. O espaço de trabalho pode ser muito apertado, obrigando o paleontólogo a permanecer por várias horas nas mais incômodas e diversas posições, sob condições de temperatura, umidade e iluminação quase sempre desfavoráveis ao conforto humano. O estudo de fósseis nas cavernas revela características da composição de um meio ambiente que pode não estar mais presente na atualidade.
Bem é isso. Ah!!! E claro que não poderia deixar de falar sobre o comentário de Rayssa. Que bonitinho..huahuahua.. quase chorei....Mas foi realmente uma grande experiência.
Abraços a todos, tchau e beijo me liga.....
Mateus R. Sant’ana

Unknown disse...

As Cavernas são ambientes frageis, e que levaram milhares de anos para se formar, e ocorrem geralmente em terrenos formados por rochas calcareas.
Nas cavernas encontramos diversos tipos de formações diferentes, as quais chamamos de "espeleotemas".
Os espeleotemas podem apresentar-se de diversas formas tais como:
Estalactites(no teto), Estalagmites(no chão), além de outras formas tais como Muralhas , Colunas, Cortinas, e muitas outras formas.
Cuidados ao se explorar uma caverna:
-Nunca entre desacompanhado em uma caverna, se possivel contrate um guia ;
-Não deixe nem retire nada do seu interior;
-Não danifique os espeleotemas , nem pise sobre eles;
-Leve sempre uma lanterna reserva;
-Caso se perder não entre em pânico e espere o grupo seguinte;
-Use capacete roupas leves com cores bem visiveis e tênis de preferência;
Ajude a preservar as cavernas elas são um patrimônio da Humanidade!!!


Mariana Nascimento

leocampos disse...

As cavernas que visitamos apesar de ja terem sido muito exploradas, ainda guardam tesouros arqueológicos que se mantém escondidos.Uma pequena amostra foi coletada logo na entrada da gigantesca caverna, imaginem quantos fósseis e caminhos continuam indecifrados...
A magia está justamente nessa vontade de desvendar novos caminhos e classificar, quem sabe, uma espécie desconhecida.Sonho de biólogo,rsrs.
Abraços meus caros...

Leo Campos

Anderson Bastos disse...

Pra entender a dimensão da frase, eu penso o seguinte. Num punhado de terra, você pode encontrar seres atuais e seres passados. Um mundo de invisibilidade por ali. Imagine, caminhões de solo, e cada vez mais internamente na crosta terrestre.
Se fossemos imaginar desta forma, eu acharia plausível que alguém dissesse que no solo encontramos tantas inestimáveis particularidades.

GleisaLima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GleisaLima disse...

A pesquisa em cavernas revela-se numa fonte de conhecimento extasiante.Ao revolver o solo cavernícola podemos nos deparar com restos ou evidências da vida passada, n'um quebra -cabeças onde as peças se revelam pouco a pouco e de maneira nao linear,fazendo com que busquemos maneiras de relacionar as partes no todo num processo que vai e volta, que se faz e se desfaz.
Até chegar à conclusões mais sólidas ,(que aliás também terá sua certeza abalada) muitas novas descobertas vão mexer com tudo que já foi construido, levando-nos de volta ao ponto inicial dessa jornada.
É um trabalho meticuloso... e que por isso mesmo faz prova a seu valor.

Unknown disse...

"A exploração do mundo subterrâneo e o seu conhecimento constituem uma aventura sem fim!"

Nas cavernas são feitos estudos através da espeleologia, que é uma ciência que envolve várias disciplinas como a geologia, hidrologia, biologia,paleontologia e também a arqueologia e além dessa importância científica, a exploração de cavernas representa um grande papel no turismo de aventura (ou ecoturismo), colaborando na economia de muitas regiões, porém como já foi dito por Caty, se não houver o devido cuidado com esse "turismo de aventura", sérios danos podem ser causados, pois se trata de uma atividade bastante perigosa!

Luilla Brito disse...

Acredito que todos nós ao vistitar as cavernas da Chapada Diamantina percebemos a grandiosidade daquele ambiente,suas contribuicões para a fossilizacão e a sensacão de encontro com o inesperado com a fauna característica de grutas e cavernas, bem como toda a formacão e rochas que tornam muitas vezes o acesso difícil,caracterizando uma grande aventura para todos aqueles que resolvem explorar esses ambientes.
Eu achei magnífico poder perceber tudo isso pessoalmente e em companhia de pessoas tão especiais!!!
Desejo a todos um fim de ano cheio de coisas boas!
Muita paz e amor!!!

Rafa Thecat disse...

"A exploração do mundo subterrâneo e o seu conhecimento constituem uma aventura sem fim!"
Ambiente inigualável, sensação e que sou tão pouco em relação à natureza e o que ela pode criar. Em visitar as cavernas pude sentir a minha energia e também uma felicidade impossível de descrever. As diferenças de sua origem, constituição rochosa a formação de espeleotemas há muito que aprender destes incríveis ambientes. Há diversos fatores que influenciam os achados nas cavernas, por exemplo, muitas delas apresentam restos de indivíduos que viveram nas regiões circundantes, sendo assim as cavernas e grutas podem ser considerados caixas forte de evidências do passado a serem explorados sanando muitos hiatos paleontológicos, que é uma importância do ponto de vista paleontológico. Importância incalculável também biologicamente falando, algumas espécies só são encontradas nestes ambientes, um exemplo, o camarão albino, é uma espécie de crustáceo cavernícola, somente encontrado na Gruta do Lago Azul, em Bonito, MS, que tive o privilégio de conhecer. Na visão geológica as formações rochosas e os epeleotemas entre outras. De fato há grande riqueza a ser explorada,em diversas áreas, no entanto com respeito a fim de preservar o passado e não destruí-lo.

Carla disse...

O ambiente subterrâneo condiciona as formas de vida que o habitam, e os dependentes obrigatórios deste meio,no espaço subterrâneo podemos encontrar organismos em diferentes estados de adaptação.As Grutas são janelas para a observação este tipo de fauna.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

No estudo paleontológico em cavernas encontram-se peculiaridades que o diferenciam de seu equivalente na superfície. Enquanto os fósseis na superfície apresentam-se dispostos em camadas sucessivas mais ou menos ordenadas, servindo inclusive para a datação das mesmas e correlações estratigráficas, em uma caverna é comum uma situação de caos estratigráfico, devido à irregularidade de deposição de sedimentos e à eventual ação de enxurradas e rios subterrâneos que podem revolver os depósitos por onde passam.

Claudia

Unknown disse...

As cavernas são ambientes fascinantes onde a escuridão predomina selecionando organismos aptos a sobrevivência nesse habitat, assim como conservando formas de vida de outrora. O estudo de fósseis em ambientes como as cavernas podem revelar como a vida sempre deu, dá e dará um jeito de existir.

Thairo disse...

"A exploração do mundo subterrâneo e o seu conhecimento constituem uma aventura sem fim!"

O ambiente cavernícola é algo fascinante q quanto mais vc conhece, mais desperta o desejo de explorá-lo ainda mais...
só de imaginar como as cavernas são formadas e como é possível existir vida em um ambiente tão inóspito...

Unknown disse...

O ambiente cavernícola, possui caracteristicas espéciais devido ao seu isolamento do ambiente externo, que a carreta a temperatura, umidade e presença de organismos diferenciados. Por isso é surpreendente e imprevisivel aventurar-se nesse ambiente.

Me sinto grato por vivenciar essa experiencia com o grupo de estudo formado pelos estudantes do 2006.1 .

Rú Gonçalves' disse...

As cavernas são um fenômeno raro, que acontece somente onde há uma formação geológica especial, calcária, de arenito, de gelo, de mármore, entre outros. A formação das cavernas depende da chuva (fator abiótico) e da respiração dos seres vivos (fator biótico). Esses fatores são importantes para a criação do ácido carbônico, que vai ser o “solvente” do calcário.
o estudo paleontológico em cavernas está recheado de peculiaridades que o diferenciam de seu equivalente na superfície. Enquanto os fósseis na superfície apresentam-se dispostos em camadas sucessivas mais ou menos ordenadas, servindo inclusive para a datação das mesmas e correlações estratigráficas, em uma caverna é comum uma situação de caos estratigráfico, devido à irregularidade de deposição de sedimentos e à eventual ação de enxurradas e rios subterrâneos que podem revolver os depósitos por onde passam.
O processo mais comum de fossilização em cavernas é a incrustação.

Ruana.

Lucas disse...

As caracteristicas unicas dos ambientes carvernicolas trás a vontade de explora-las cada vez mais. A beleza e a riqueza de fósseis aumentam a curiosidade e a vontade de proteger esses ambientes.

Lucas Aragão

Unknown disse...

"A exploração do mundo subterrâneo e o seu conhecimento constituem uma aventura sem fim!"

O ambiente cavernícola é bastante diferenciado em relação ao de superfície e de acesso mais trabalhoso e perigoso, por isso é o menos estudado. Existe muito para se saber sobre suas características inorgânicas e orgânicas, como formação e costutuição geológica, espécies habitantes, fontes de energia e matéria, adaptações e evolução.

Joaquim Neto disse...

o mundo escuro das cavernas esconde belezas e tesouros (paleontológicos, arqueológicos, mineralógicos, etc.)inimaginaveis, porém a exploração de tal ambiente requer muito conhecimento e muito cuidado para que a exploração seja proveitosa e não uma tragédia.

Adriano disse...

Adriano e Karla

“A exploração do mundo subterrâneo e o seu conhecimento constituem uma aventura sem fim!”

Cavernas são lugares místicos que abrigam lendas e informações que sempre fascinaram o ser humano, o que algum dia serviu de abrigo e tela para, o que hoje é, arte rupestre hoje abriga informações de como era o ambiente, clima e até como era a fauna e flora do passado. Ainda há quem acredita em lendas sobre cavernas, histórias de terror ou até em milagres, mas o certo é que é uma experiência impar entrar em uma caverna, ver suas formações “se formando ou formadas” em diversas formas esculpidas pelo tempo e agentes naturais. Se sentir minúsculo diante da abertura da gruta dos Brejões ou sufocado e preso como na gruta Cristal e quase tão magnífico quanto se ver no meio da escuridão da gruta, sentindo só a brisa conversar com você, trazendo palavras do Criador que vê a interação de suas criaturas. Isso tudo em um ambiente frágil, mas ao mesmo tempo colossal, onde as impressões do tempo se perdem em labirintos sem luz até serem descobertas e nos contar histórias incríveis de nossos antepassados e o ambiente em que viveram, em quebra-cabeças que nunca se chega à ultima peça. Mais gostoso ainda é saber que nosso estado tem mais essa riqueza e que é tão completo.