sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Construindo o Diário de Bordo da Aula de Campo em Morro do Chapéu

Esta atividade deve ser construídas pelas equipes que realizaram o trabalho em Campo e deve narrar todos os aspectos da aula de campo, desde a partida até o retorno. Usem a criatividade e embarque nesta aventura!

7 comentários:

Unknown disse...

Diário de Bordo – Viagem Morro do Chapéu – Bahia
Grupo: Daniele Kulka, Luilla Brito, Marta Sampaio, Rayssa Caíres.


No dia 18 de novembro de 2008, a turma do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, acompanhados das professoras Rita Barreto e Guadalupe Macedo, partiu às 5:00 da manhã em direção à cidade de Morro do Chapéu, Bahia, para participar de aulas interdisciplinares no campo, de Paleontologia e Morfo-Taxonomia Vegetal II.
Chegamos aproximadamente às 13:00 na cidade e fomos em direção à Pousada Ecológica das Bromélias, onde ficamos instalados.
Após alguns minutos de descanso, iniciamos as atividades. Fomos conhecer o Buraco do Possidônio e Morrão.
Encantamos-nos com as belezas da Caatinga. O Buraco do Possidônio além da beleza e da grandiosidade deixou-nos ansiosos e curiosos devido a sua história de origem, pois não se têm respostas de sua gênese, apenas especulações; onde dizem que a cratera surgiu a partir do desabamento do teto de uma caverna subterrânea, ou por meio da queda de um meteoro. Depois fomos ao Morrão. Logo na chegada, observamos uma areia fina e branca, em plena Caatinga. Essa areia evidencia o processo de intemperismo das rochas e a vegetação rupestre incrementava a paisagem.
No segundo dia (19/11/2008), fomos visitar a Gruta do Cristal I. Na trilha em direção a gruta, coletamos exemplares de plantas com flores para a identificação das mesmas na disciplina de Morfo-Taxonomia Vegetal II. Nas proximidades da gruta tivemos o privilégio de observar estromatólitos, que é o resultado das atividades metabólicas de cianobactérias, Isso nos faz concluir e comprovar que a Caatinga há anos atrás já foi mar! E isso, apesar de óbvio é surpreendente!!
Dentro da caverna, coletamos o que provavelmente pode ser fósseis de moluscos, subfósseis e restos mortais de uma ave e um rato. Na volta para casa, paramos em Lagoinha, distrito de Morrão, para coletarmos alguns exemplares de plantas.
No terceiro dia (20/11/2008), deslocamo-nos até a chamada Cidade das Pedras (Lage) e observamos incríveis escritas rupestres provavelmente deixadas por homens primitivos, e estas eram de aproximadamente 500 mil anos. E neste mesmo dia, fomos conhecer a Gruta dos Brejões. Esta gruta tem cunho religioso. Logo na entrada observamos uma cruz e alguns altares de santidades. Percorremos com auxilio de um guia, aproximadamente 4 Km até a saída. No decorrer do percurso notamos as características do local; o solo é bastante acidentado, devido a desmoronamento do teto, formando imensos blocos no chão. Vimos também lagos cristalinos formados por lençóis subterrâneos, além dos estupendos espeliotemas, de várias formas e tamanhos, ressaltando a presença do maior espeliotema da América do Sul, o chamado “Bolo de Noiva” que ali se encontra. Nas proximidades deste, observamos no chão, várias formações de estalagmites, e foi essa observação que nos trouxe tristeza e até mesmo sentimento de culpa, pois apenas a nossa presença ali já fazia interferência no processo de formação deles, onde levam milhares de anos para originar cada mm.
Ao sairmos da Gruta dos Brejões, deslocamo-nos à pé aproximadamente 2 Km até o ônibus, e depois direcionamos à pousada.
No quarto e último dia (21/11/2008), antes do retorno à Jequié, visitamos Ventura, uma cidade abandonada, que teve origem no período de ascensão da mineração, onde dali se extraia diamante. Após a decadência do referido minério, a cidade foi largada e deixada “ao leo”. Ventura nos transbordou de emoções e o que sentimos naquele momento, foi a saudade de um passado que não presenciamos...
Para finalizar as atividades e a vigem, fizemos uma brincadeira; “Amigo Ecológico” para interar ainda mais o grupo.
Na volta, a possível falta de manutenção e melhoramento dos transportes da UESB e também a imensa imprudência do motorista, fez com que um pneu demasiadamente gasto, estourasse, mas graças à misericórdia do bom Deus, nada aconteceu. O máximo foi acometimento geral de um frisson!!!
Depois disso tudo, voltamos à cidade de Jequié, culturadas e felizes!!

Catiane disse...

Viagem para Morro do Chapéu em 18 de novembro de 2008. Diário de bordo.
Equipe: Ana Carla,Catiane, Jaline e Rafaela.

Viajar no tempo voltando ao passado, desbravar novos lugares, culturas diferentes, realidades opostas, conhecer, conhecimento, amizade são inúmeras definições para esta aula de Campo realizada em no Município de Morro do Chapéu - BA
A viagem a inicio foi um pouco conturbada mudanças de horário, mas enfim pedimos orientação a Deus todos de mãos dadas e embarcamos no ônibus e seguimos viagem.
A saída foi da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB no dia 18 de novembro de 2008, por volta das 5 horas da manhã.
Fomos orientados pelas professoras Rita Barreto e Guadalupe Macedo, cada uma dando enfoque a sua disciplina de Paleontologia e Morfo-Taxonomia Vegetal II, respectivamente.
Em morro do Chapéu ficamos instalados em um local bastante confortável a Pousada Ecológica das Bromélias. Outras pessoas do grupo ficaram alojadas no acampamento ao lado da Pousada e também sentiram-se confortáveis de acordo com as condições que foram estabelecidas.
Não paramos, descarregamos a bagagem na pousada nos preparamos com calça e tênis confortável e seguimos para a primeira aventura, depois de alguns minutos viajando de ônibus e mais alguns de caminhada chegamos ao esplendoroso Buraco do Possidônio, ainda hoje não se sabe informações sobre sua origem, muitas hipóteses o cerca um possível meteoro que atingiu a região ou desabamento do teto de uma caverna. A caminho do buraco percebemos uma das características mais marcantes da Caatinga a completa ausência de folhas nas árvores, visto se encontrava no período de seca e ainda alguns trechos afetados pela terrível queimada que ocorreu na região, mas temos a certeza que assim que as primeira gotas de água precipitarem a Caatinga brotara e o verdes e o colorido das flores mudará completamente o aspecto opaco daquele ambiente.
Seguimos agora para o Morrão um local com uma vista ahhh, sem palavras para descrevê-la. Sentir o vento tocar o rosto, o cheiro de verde a paisagem a energia positiva e meditar o quão bom e estar naquele local fazendo que gosta, sendo biólogo, in natura, foi simplesmente maravilhoso, voltamos para a pousada percebemos que estávamos dispersos uns dos outros pois esquecemos colega na Pousada, jantamos,muito boa a comida por sinal, e concluímos o dia com voz e violão no Condomínio ao lado da Pousada.
No segundo dia, fomos para a gruta dos Cristais, onde passamos por lugares com aspecto seco e muito triste. Chegando na Fazenda, pudemos adentrar na Gruta onde foram coletadas algumas amostras para verificação posterior de fossilização. Isso tudo nos causou um grande "frisson" pois era a primeira vez que realizavamos tal trabalho. Não pudemos deixar de registrar o momento com várias fotos, lógico!!! Ao retornar, paramos em um povoado (Lagoinha) para coletar plantas a fim identifica-las. Ainda visitamos a Cachoeira do Ferro Doido (que estava seca) e coletamos mais espécies de plantas e retornamos a pousada para tomar banho de piscina e posteriormente ouvirmos as indicações das professoras para o trabalho do dia seguinte.
No terceiro dia, fomos para Cidade Das Pedras onde vimos pinturas rupestres. Logo após, tivemos um contra tempo com o carro onde paramos na cidade de Irecê a fim de consertar o carro, que teve que ficar lá. Posteriormente fomos para Gruta dos Brejões e duas horas depois encontramos o maior portal da América Latina... Lá certamente a emoção foi muito forte. É uma Gruta com fins religiosos e infelizmente encontra-se muito danificada, resultado das visitas feitas por romeiros. Lá dentro, a vista é muito bonita pois possui diversos espeleotemas, inclusive o mais famoso da gruta o "bolo de noiva". Na volta já era noite e estavamos todos cansados, mas ainda tinhamos trabalho de morfo para fazer. Não tivemos nem animação para visitarmos o centro da cidade.
No quarto dia, acordamos para discutir os resultados observados durante a viagem. Ainda assim recebemos um "esculacho" do dono da pousada por alguns detalhes ocorridos. E colocando as malas no buzu seguimos rumo ao centro de Morro do Chapeu a fim de comprar presentes para o amigo ecológico acontecido na cidade de Ventura.
Lá, vimos o aspecto triste e as poucas pessoas que ainda moram na cidade abandonada. Ocorreu o amigo ecológico, falamos as nossas emoções durante a viagem e seguimos rumo a Jequié, embora no caminho tivesse ocorrido emoções bastante fortes que serviu para acreditarmos certamente na existência de Deus e valorizarmos a vida e as belezas que nela existe.

Thairo disse...

Professora Rita, minha equipe (Thairo,Anderson,caue,egnaudo e paula) naum irá postar o diário de bordo aki no blog, pois o mesmo, está postado em um blog q criamos...

GleisaLima disse...

Diário de Bordo – Viagem Morro do Chapéu – Bahia
Gleisa Lima, Krishna Andrade , Haialla Rialli e Marcos

1º dia : Partimos em direção à Morro do Chapeu as 5:30.Tivemos umas 6 paradas durante o percurso [!]
Ao chegar na Pousadadas Bromélias nos alojamos e fomos rumo ao Buraco do Posidônio, que foi a primeira visitação !
Após a observação fomos ao Morrão também e da lá voltamos à pousada.
Seguiu-se o jantar e as 8:30 assistimos aula no auditório da pousada onde nos foi passada o roteiro para os próximos dias e algumas instruções.
depois de resolver uns “probleminhas” do nosso quarto
eu e minhas companheiras de quarto dormimos cedo * ,
Pra tirar o cansaço da longa estadia no busão, rsr*

2º dia: O café da manha era posto às 6:30 [!]
A turma se arrumou e rumamos pra Cachoeira do Ferro Doido, chegamos lá +ou - ao meio dia .Fizemos coleta de flores , Morfo- Taxonomia Vegetal e depois fomos visitar a Gruta do Cristais , onde foi possível observar estromatólitos logo na entrada da Gruta !!!!Lá também fizemos coleta de material no solo pra posterior observação e esperanças de encontrar fósseis { como diz Rafa ,que frisson !}
Sentimos falta de vc prof. Rita , os comentários do guia foram bem empíricos , rsrs
Ainda na volta fomos à Domingos Lopes , e o povão não agüentou ver a cachoeira e Tchibum !!! rsrs* Foram 30 minutos de banho e segundo Jal tinha Byomphalaria por lá ...
Na volta , jantamos e as 8:30 começaram os trabalhos Morfo- Taxonomia Vegetal , cada grupo fez sua prensa com o material coletado.
Depois de prensar quase 30 plantinhas ...agente foi formir nao tão cedo quanto o dia anterior . rsrs *

3º dia : Acordamos as 06:30 no horario do café , rsrs.
Fomos à Cidade das Pedras , observamos escritas ruprestes e também aproveitamso pra fazer coletas de novas plantas . Segundo seu Gilmar {um dos guias] , as escritas foram deixadas pelo homem pré- colonial ,kákáká ! Seu Gil é muito gentil mas é uma figura ...também .
No caminho da Gruta dos Brejões aconteceu o incidente com o outro onibus e acabamos indo parar em Irecê , pra concertar o busão. Assim foi que agente acabou passando a mairo parte da manhã dentro do busão , rsrs *
Acidentes acontecem !!!

Bom depois da tranquilidade restabelecida, rumamos pra afamada Chachoeira do Brejões ! No caminho passamos pelo riacho , onde as abelhas foram atraídas pel omel de certas pessoas , rsrs *
Lá também conhecemos o povoado quilombola! Gente humilde mas muito feliz , que fez o grande favor de me ceder um pouco de agua pra beber, pois a subida ate lá noa foi mole nao ...[ alias que agua com gosto estranho :# ] rsrs*

Avistamos a entrada da Gruta .. depois de mais caminhadas ...
É Magnânime !!! Enoooormeee .
O chão é bem ingreme de pisar , com muitas rochas angulosas , como de uma contrução demolida . O que garantiu muitas quedinhas da galera , rsrsr e o Trofué de nº 1 nas quedas ficou com Rúuu ! Ahh...e Kiu ficou com o Troféu AT [ Adeus Tênis , rsrs]
Depois de muita emoção na trilha dentro da Gruta fizemos a parada famosa de 1 minuto , escuro e silencio !!!!
Na gruta pudemos ver lindos espeleotemas e muitos lençóis subterraneos ...Aprender vendo é muito booom e muito mais concreto !!!!Quem esquece mais isso ???!!!
Chegando ao fim ,voltamos pra entrada da Gruta, pegamos a trilha do povoado quilombola, e eu e kiu que estavamos mortas pegamos uma moto-taxi la mesmo , rsrs *
Seu Gil é prova de como meus pés estavam mal ..;*(
Só mesmo o prazer de estar num lugar assim pra superar qualquer dor ...
Ao chegar na pousada ,decidimos nao comer por la , e fomos rapidinho no centro comer umas besteiras e ver o pessoal ...tempo perdido , já nao tinha ninguem na rua’
Voltamos e fomos prensar mais platinhas !

Nesse dia do jeito que caimos na cama , levantamos !!
Cansaçoo geral ...

4 º dia: Devido às emoçoes do dia anterior , o café acabou senod as 7:00 
Depois tivemos a apresentação dos seminarios :Historico de Morro do Chapeu,Florestas Estacionarias deciduais ( meu grupo !),Geologia, Floresta estacionaria Sempre verde,espeleologia,Floresta de Caatinga,Gruta doCristal I , Vegetação Rupestre, Lapa dos Brejões I e II, vegetação de Cerrado, Arqueologia, Àreas de tensão fitoecologicas .
Resumindo uma manhã bem cultural !!!
Na saida da pousada , tivemos aquela conversinha que já esta virando marca registrada. Rrs*
Depois fomos ao Mercado providenciar o presente do amigo secreto , e rumamos pra a cidade abandonada de Ventura { fantas mas ???!!} rsrs*
Lá foi reveleado os amigos e houve a troca de presentes , e depois ..... de volta pra casa !!!


Essas foram um pouquinho das impressoes do meu grupo...pois esta viagem deixou lembranças e muitas historias pra contar !!!
Aaa teve tb a turma do Alojamento , os vizinhos !!! E as historias dos vizinhos tb ..rsrs*Foi Booom !!!
Banho de piscina grupal foi booom também !!!

Revelações da prof Rita no onibus , foi + ou- booom ...kkk’ Brincadeirinha !!
A prof demosontrou um lado que nem sempre pe possivel ver nas aulas , vc é muito brincalhona , observadora e gosta de um resenha né próoo ??? kkkk’

Valeuuuuuuuu a peennnaaaa !!!
Deixou Saudadesssssss ....

Rú Gonçalves' disse...

Diário de Bordo: Viagem Morro do Chapéu - BA, Brasil.
Componentes: Ruana Paula Gonçalves, Mavione Ribeiro, Mariana Nascimento, Leomir Campos.

Bem... No dia 18 de novembro de 2008, a turma do V semestre (diurno) de biologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, orientada pelas professoras Rita Barreto e Guadalupe Macedo e monitorada pelo monitor Augusto, saiu às 5:00h da manhã em direção à cidade Morro do Chapéu, afim de uma construção tanto prática quanto teórica de um conhecimento imensurável, com aulas interdisciplinares de Morfo-Taxonomia Vegetal II e Paleontologia.
Chegamos em Morro do Chapéu, aproximadamente 13:00 e nos instalamos na Pousada Ecológica das Bromélias, porém descansamos poucos minutos, iniciando portanto a primeira atividade indo conhecer o Buraco do Possidônio e o Morrão. A principio foi desmotivador devido ao cansaço e tudo mais, só que quando chegamos ao destino tudo foi recompensado. Visto que o lugar é extraordinário, lindo e nos permite uma sensação indescritivel. O buraco do Posidônio encantou pela dimensão e nos deixou perplexos, pois acredito que a maioria, senão todos, tinham visto tal magnitude.
No dia 19/11/2008,fomos à Gruta do Cristal. Enquanto caminhávamos em direção a Gruta, fizemos coletas amostra de plantas com presença de flores para a sua identificação, que seria nota parcial da III unidade da matéria de Morfo-Táxon II, as quais foram apresentadas a professora Guadalupe. Quando chegamos na caverna, adentramos com o guia e coletamos exemplares de possíveis fósseis de moluscos, e pequenos ossos. Antes da volta pra pousada fomos em Lagoinha para coleta de mais plantas para identificação. Quando chegamos na pousada, a professora Guadalupe nos orientou como deveríamos prensar as plantas coletadas, e ficamos nesse trabalho até o término.
No dia 20/11/2008, fomos a Cidade das Pedras (Lage), a qual nos possibilitou a visualização de escritas rupestres, que por sinal eram inúmeras, uma mais interessante que outra. Ainda fomos para Gruta dos Brejões, percebeu-se manifestações religiosas o que é relativamente comuns em cavernas. Adentramos com os guias, notou-se que o terreno é muito íngrime com buracos enormes, inclusive Ruana foi a que mais caiu nas rochas, umas 3 quedas e uns 10 escorregões.. srsrs
Observamos estalagmite e espeliotema com o "bolo de noiva" como uma maravilhosa representação. Paramos para o 1 minuto de silêncio, mas como os colegas são bem medrosos, não durou 30 segundos. Demos um contorno na gruta e encontramos com o rio, que deu pra lavar as mãos... rss então voltamos para a popusada e continuaram os trabalhos de prensa das plantas.
No dia 21/11/2008, fomos à Ventura, uma cidade abandonada, que segundo o guia teve origem no período de ascensão da mineração, onde tinha enorme extração de diamante. Ao ouvir o guia, houve um sentimento estranho de querer voltar no tempo e presenciar tudo, como se a incredulidade estivesse de um lado e a credulidade do outro, uma mistura de curiosidade e incerteza. Para finalizar todo o trabalho feito, fizemos de forma bem descontraída e envolvente o "Amigo Ecológico", uma forma de aproximar a turma.
Enfim, retornamos à Jequié, foi uma viagem um pouco desconfortável, mas calma!
E ficou um conhecimento, experiência única, uma sensação de quase biólogos muito forte.. srs
Tudo muito incomensurável!!!

Lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas disse...

Dia 18 às 5 horas depois de 2 horas de atraso, saímos em direção ao município de Morro do Chapéu para uma aula interdisciplinar de Paleontologia e Morfo-taxonomia Vegetal II. Houveram, mais ou menos seis paradas e alguns contratempos (Esqueceram de Marcus!) Chegamos ao destino por volta das duas horas da tarde e nos dirigimos para a Pousada Ecológica das Bromélias e foi dado um tempo para o descanso antes da saída para o Buraco do Possidônio e Morrão. Mais um contratempo ocorreu! Três integrantes de nossa equipe foram lamentavelmente deixados para trás (Karla, Adriano e Lucas kkkk). Ao regressarem encontraram o trio abandonados na porta da pousada supostamente chateados. À noite tivemos orientações das professoras Rita e Guadalupe sobre os trabalhos que iriam ser realizado nos próximos dias. Amanhecendo, dia 19, fomos para a Gruta Cristal e coletamos ramos floridos para a disciplina Morfo-taxonomia Vegetal II e pseudofósseis na caverna para a disciplina Paleontologia. Após a saída da Gruta fomos em direção a cachoeira do Ferro Doido onde foram feitas observações geológicas e coletas de plantas. Em seguida fomos a Domingos Lopes num momento de relaxamento total, onde Augusto (Monitor) nos apresentou seu modelito cuecão de couro dourado acompanhado do nosso companheiro Joaquim (conhecido como canário belga). Regressamos para o hotel onde nos divertimos na piscina antes da triagem do material coletado. No dia 20 fomos até a Cidade das Pedras (Lage) e observamos as pinturas rupestres e continuamos a coleta de plantas. Mais um imprevisto, o carro quebrou! Forçando a visita a Irecê e mudança de planos na visita a gruta dos Brejões. Chegamos a gruta por volta das 15:30, onde permanecemos por aproximadamente 1h e 30min.
Ao chegar na pousada realizamos o procedimento de preparação das plantas coletadas. No ultimo dia, 21, a primeira atividade consistiu na apresentação dos seminários. Em seguida nos dirigimos a cidade de Morro do Chapéu pra comprar as lembranças do amigo ecológico. Após isso viajamos até uma cidade abandonada, Ventura, referência em comércio à tempos atrás. Realizamos o amigo ecológico e iniciamos a viajem de volta para Jequié. E mais um contratempo, o pneu do ônibus furou atrasando a viajem de parte do grupo.

Equipe: Mateus, Joaquim, Lucas, Adriano, Karla