sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Estromatólitos

Estromatólitos são estruturas biohermas decimétricas a métricas, carbonáticas, com formas geralmente colunares finamente laminadas, construídas por ação de bactérias em mares rasos e quentes.

Estromatólitos são os vestígios de vida mais antigos da Terra tendo sido encontrados em siltitos do NW da Austrália, datados com 3,5 Ga (Morrison,R. 2002). Eles se desenvolvem como um tapete de colônia de cianobactérias dependentes da energia da luz solar para se alimentar e crescer, recolhendo-se em estado dormente à noite para porções mais internas do montículo por elas criado e voltando no dia seguinte à superfície; nestes processos, secretam carbonato de cálcio que fixa e cimenta finas partículas dispersas na água o que origina as lâminas que se superpõem e fazem crescer os montículos que tendem a formar colunas verticalizadas. Em Shark Bay, Austrália, foi calculado o crescimento colunar de estromatólitos atuais como sendo de 0,5 mm por ano; assim, uma estrutura de 1m de altura corresponde a uma idade de 2.000 anos do estromatólito(Morrison,R. 2002).
São encontrados frequentemente em rochas carbonáticas como Grupo Paranoá, correspondendo a estruturas formadas por bactérias há cerca de 1 bilhão de anos e classificadas como Conophyton (Dardenne et al. 1972)

No município de Morro do Chapéu, foi possível observar estromatólitos mesoproterozóicos . Caracterize estes estromatólitos encontrados na Fazenda Cristal/Morro do Chapéu-Bahia:

15 comentários:

Unknown disse...

A Fazenda Cristal, situada no município de Morro do Chapéu, Chapada Diamantina, estado da Bahia, possui excelentes afloramentos com biohermas e biostromas compostas por estromatólitos estratiformes, colunares, domais e oncólitos. Essas feições ocorrem em carbonatos depositados em ambiente marinho raso com evidências de tempestades, que representam a base da formação Caboclo de idade Mesoproterozóica.

Daniele Kulka e Rayssa Caires

Luilla Brito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luilla Brito disse...

LUILLA E CAUÊ:
O sítio da fazenda Cristal abriga uma das mais expressivas exposições de biohermas e biostromas de estromatólitos colunares, estratiformes, domais e oncólitos, constituindo um belo exemplo de associação de estromatólitos carbonáticos com estruturas sedimentares de tempestades. A natureza desses afloramentos, aliada à presença de cavernas e de estrutura de colapso, numa região de fácil acesso e baixa densidade demográfica, juntamente com a sua importância para a geologia e para a paleontologia do Mesoproterozóico do Brasil, justificam que sejam adotadas medidas para a sua preservação.
Na região do sítio da fazenda Cristal afloram os sedimentos da formação Caboclo do grupo Chapada Diamantina que integra o supergrupo Espinhaço (Mesoproterzóico).Os afloramentos de estromatólitos que motivaram a sugestão para criação do sítio geológico e paleontológico da fazenda Cristal, pertencem à associação de litofácies Laminito Algal-Calcarenito-Estromatólito Colunar, que representa a base da formação Caboclo correspondendo ao intervalo estratigráfico denominado por Branner (1910) de Jacuípe Flints, na região da escarpa da serra do Tombador. No sítio da fazenda Cristal essa associação de litofácies é constituída pelas litofácies estromatólito colunar, calcarenito intraclástico, laminito algal, calcilutito e silexito.

Catiane disse...

Estromatólitos são estruturas biohermas decimétricas a métricas, carbonáticas, com formas geralmente colunares finamente laminadas, construídas por ação de bactérias em mares rasos e quentes.
O sítio da fazenda Cristal em Morro do Chapéu, existem quatro tipos principais de estromatólitos associados às biohermas e biostromas: estromatólitos estratiformes, estromatólitos colunares, estromatólitos domais e oncólitos. Estes estromatólitos ocorrem associados aos depósitos siliciclásticos de tempestades, com variadas associações faciológicas e estruturas sedimentares, que apresentam excelentes exposições, com boa preservação de biohermas e biostromas, ainda pouco estudadas, embora apresentem grande importância para a bioestratigrafia proterozóica. Portanto, faz-se necessário que este sítio seja preservado, não somente para pesquisas científicas, mas também como um patrimônio natural e turístico.

Ana Carla e Catiane

Mavione Ribeiro disse...

Estromatólitos são estruturas construidas por ação de bactérias. Na fazenda cristal localizada no município de morro do chapéu foi possível identificar a presença de vários estromatólitos. Na região do sítio da fazenda Cristal afloram os sedimentos da formação Caboclo do grupo Chapada Diamantina que integra o supergrupo Espinhaço (Mesoproterzóico).Os afloramentos de estromatólitos que motivaram a sugestão para criação do sítio geológico e paleontológico da fazenda Cristal, pertencem à associação de litofácies Laminito Algal-Calcarenito-Estromatólito Colunar, que representa a base da formação Caboclo correspondendo ao intervalo estratigráfico denominado por Branner (1910) de Jacuípe Flints, na região da escarpa da serra do Tombador. No sítio da fazenda Cristal essa associação de litofácies é constituída pelas litofácies estromatólito colunar, calcarenito intraclástico, laminito algal, calcilutito e silexito.

Unknown disse...

Na Fazenda Cristal existem quatro tipos principais de estromatólitos associados as biohermas e biostromas:
estromatólitos estratiformes: é um tipo de estrutura bio-sedimentar microbiana, que é composto de laminações milimétricas, irregulares ou crenuladas, micríticas, escuras e claras;

estromatólitos colunares: sao cilíndricos a subcílidricos, ramificados ou não, bifurcado, podendo ser coalescente no topo, variando de até 10 cm em altura e 3 cm em diâmetro;

estromatólitos domais: intercalados com os estromatólitos estratiformes e colunares;

oncólitos: concreções esféricas , ovais e assimétricas, com laminações milimétricas compostas de lâmina escuras e claras de tamanho variando entre 0,7 a 60mm. sao encontradas junto com camadas poucas espessas de calcarenitos biogénico composts de intraclastos de esteiras microbianas.

Mariana Nascimento

Lucas disse...

Na visita ao sítio da fazenda Cristal, em que afloram os sedimentos da formação Caboclo do grupo Chapada Diamantina, no município de Morro do Chapéu pode-se visualizar quatro tipos de estromatólitos:colunares, estratiformes, domais e oncólitos. Estes ocorrem associados aos depósitos siliciclásticos de tempestades, com variadas associações faciológicas e estruturas sedimentares. A presença dos mesmos confirma associação de estromatólitos carbonáticos com estruturas sedimentares de tempestades.

Lucas Aragão
Leomir Campos

krishna disse...

Os estromatólitos, presentes no municipio de Morro do Chapéu na Chapada Diamantina-BA.São evidências marcantes de afloramentos com biohermas e biostromas.Estromatólitos estratiformes,ancólitos,domais,colunares,e ainda estruturas carbonáticas em sedimentos, possibilitando a possível conclusão de que alí um dia foi caracterizado pela presença de águas marinhas.Mas também com evidências de tempestades, caracterizando a formação Cabloca do período Mesoproterozóico.Essas evidencia são esssencias para caracterização Paleontologica e Geológica do Local,sendo um ambiente bastante favorável á estudos na área.

Krishna Andrade;Gleisa Lima;Haialla Rialli.

Thairo disse...

O sítio da fazenda Cristal abriga uma das mais expressivas exposições de biohermas e biostromas de estromatólitos colunares, estratiformes, domais e oncólitos, constituindo um belo exemplo de associação de estromatólitos carbonáticos com estruturas sedimentares de tempestades. A natureza desses afloramentos, aliada à presença de cavernas e de estrutura de colapso, numa região de fácil acesso e baixa densidade demográfica, juntamente com a sua importância para a geologia e para a paleontologia do Mesoproterozóico do Brasil, justificam que sejam adotadas medidas para a sua preservação. Na Fazenda Cristal existem quatro tipos principais de estromatólitos associados às biohermas e biostromas: estromatólitos estratiformes, estromatólitos colunares, estromatólitos domais e oncólitos.

Unknown disse...

Soando repetitivo, resumirei por este motivo, encerro atrazadamente o post com a seguinte observação: na Fazenda Cristal foi possível observar a grande presença de estromatólitos nas rochas e, de acordo à literatura, eles são de quatro tipos principais de estromatólitos: estromatólitos estratiformes, estromatólitos colunares, estromatólitos domais e oncólitos.

Rú Gonçalves' disse...

O sítio da fazenda Cristal possui uma das mais expressivas exposições de biohermas e biostromas de estromatólitos colunares, estratiformes, domais e oncólitos. Esses afloramentos estão aliados à presença de cavernas, as quais possuem uma região de fácil acesso e baixa densidade demográfica, juntamente com a geologia e a paleontologia.
Os estromatólitos estratiformes têm uma estrutura bio-sedimentar microbiana forma biostromas que possuem intercalações de estromatólitos colunares.Os estromatólitos colunares têm uma estrutura bio-sedimentar e é encontrada em dois níveis com espessura de 0,7 e 1,5m, na parte ocidental do sítio. Já os estromatólitos não-colunares estão intercalados com os estromatólitos estratiformes e colunares são encontradas algumas formas de estromatólitos cumulativas. E os Oncólitos que são concreções esféricas, ovais e assimétricas, com laminações milimétricas compostas de lâminas escuras (ricas em matéria orgânica) e claras (pobres em matéria orgânica.

Apesar do atraso, espero que a professora Rita releve e considere minha pontualidade nos comentários anteriores. Ruana.

Mateus disse...

A Fazenda Cristal, situada no município de Morro do Chapéu, Chapada Diamantina Oriental, estado da Bahia, possui excelentes afloramentos com bioermas e biostromas compostas por estromatólitos estratiformes, colunares, domais e oncólitos. Essas características são peculiares de carbonatos depositados em ambiente marinho raso com evidências de tempestades, que representam a base da formação Caboclo (grupo Chapada Diamantina) de idade Mesoproterozóica. Sobre o intervalo estratigráfico ocorre uma espessa camada de siltitos lenticulares, depositada em ambiente de submaré, por ação de tempestades, onde existem grandes estruturas de colapso, a exemplo do Buraco do Possidonio (a sudoeste da cidade de Morro do Chapéu) e do Buracão (na fazenda Cristal). Frequentemente são observados pseudomorfos de minerais evaporativos dispersos, tanto em bioermas como também em estromatólitos colunares, sugerindo claramente controles paleoambiental e diagenetico. Entretanto, as atividades relacionadas a agropecuária, aliadas à possí¬vel explotação de minérios (fosfato, calcário, etc.), podem, no futuro, representar grandes riscos para a preservaçãoo desse impressionante sí¬tio geológico-paleontológico.(Srivastava & 1999.
Por enquanto é isso.
Mais uma vez obrigado pela atenção e desculpas pela demora.
Abraços a todo.
Beijo, mas só me liga se for mesmo muito importante.
Teu

Joaquim Neto disse...

A fazenda Cristal possui afloramentos com biohermas e biostromas compostas por estromatólitos estratiformes, colunares, domais e oncólitos.
Essas caracteristicas são de ambientes marinhos rasos, com evidencias de tempestade.
joaquim

Unknown disse...

Estromatólotos da Fazenda Cristal:

Estratiforme - Compostos de laminações milimétricas, irregulares ou crenuladas, micríticas, escuras (ricas em matéria orgânica) e claras (constituídas de material carbonático trapeado ou precipitado).

Não-colunares - Intercalados com os estromatólitos estratiformes e colunares são encontradas algumas formas de estromatólitos cumulativas, nodulares, domais e colunares-estratiformes de pequeno porte, com laminações internas irregulares e crenuladas.
Colunares - Dois níveis com espessura de 0,7 e 1,5m, na parte ocidental do sítio, enquanto na parte oriental formam biohermas e biostromas de ocorrências dômicas a tabulares, podendo ser interdigitadas com a associação de litofácies Siltito Lenticular Amalgamado, depositada sob influência de processos de tempestades.

Oncólitos - Concreções esféricas, ovais e assimétricas, com laminações milimétricas compostas de lâminas escuras (ricas em matéria orgânica) e claras (pobres em matéria orgânica) de tamanhos variando entre 0,7 a 60mm, mal selecionadas, são encontradas junto com as camadas pouco espessas (6cm) de calcarenitos biogénicos compostos de intraclastos de esteiras microbianas.

Srª Lothar disse...

A fazenda Cristal no morro do Chapéu possui grande amostras de estromatólitos. Lá se encontra quatro tipos destes: estromatólitos colunares estromatólitos estratiformes, estromatólitos oncólitos e domais.isso evidencia que no local ja houve a presença de um mar raso.