quarta-feira, 3 de setembro de 2008

NOSSA PRIMEIRA AULA

O primeiro momento da disciplina teve como objetivo apresentar a proposta didática de paleontologia para o semestre e conhecer os discentes.
Inicialmente a professora se apresentou e solicitou que os discentes se apresentassem. Este momento foi interessante tendo em vista que o ponto de partida para qualquer atividade de ensino deve ser o reconhecimento dos discentes.

Gostaria que cada discente postasse no blog um relato do que acharam da proposta da disciplina Paleontologia e de suas expectativas.

27 comentários:

Anderson disse...

Olá a todos.
Bem, esperava uma outra abordagem de paleontologia. Uma forma diferente de se conduzir a disciplina. De alguma forma, me adaptei àqueles livros velhos da biblioteca, de geologia, e imaginava que esta disciplina estivesse utilizando dos mesmos antigos recursos e pronto.
Adorei a idéia do blog, até porque eu tenho um há alguns anos, e já é um costume pra mim entrar e sair deles e comentar quando me der vontade. Outra coisa que me fez interessar bastante foi a ida ao campo mais de uma vez no semestre. Até imaginei que não haveria isso, pensei que a dinâmica seria, como foi em biologia, ir para um laboratório e triar um material previamente localizado.
Bem, boa sorte a todos.

Anderson Bastos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi!!!
Professora Rita, gostaria de tecer um elogio ao seu método de trabalho. Nunca havia me deparado com uma professora tão interada, tão a favor da tecnologia, utilizando a internet com os alunos como instrumento de aprendizagem!
Gostei muito da proposta metodológica como um todo.
Com isso,a disciplina traz muitas expectativas de um ótimo rendimento para mim.
Bem, sucesso a todos. ;)
Rayssa Caires.

Rú Gonçalves' disse...

Professora Rita, me surpreendi quando você apresentou a ementa, pois a metodologia de fazer uma mesclagem do ensino tradicional com uma nova proposta que é a da informatização, é digna de aplauso!
Confesso que a minha motivação com a matéria de paleontologia aumentou a partir do momento da apresentação do seu método de ensino. Estou na espectativa de um conhecimento amplo e espero verdadeiramente que essa matéria venha proporcionar não só a mim, mas também a todos um aprendizado satisfatório.
Sucesso a todos!
Ruana Paula Gonçalves'

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
krishna disse...

Oi, professora Rita.Admirei muito seu método de ensino, achei muito interesante e original,meus parabéns!!!!!!!Sobre a proposta fiquei maravilhada com a tematica das aulas inseridas com viagens a campo, agredito que seja um recurso muito importante e de um valor expeccional ao curso.Espero que todos nós possamos aproveitar bem essa disciplina.Eu particularmente sinto-me motiva e com real interesse pela matéria.Há depois queremos ver seus filhinhos,viu??Tenha um bom dia e até a aula.!!!!!

Joaquim Neto disse...

olá!!!!
olha só, gostei muito da nossa primeira aula e das idéias da professora, que por sinal pareçe ser muito inovadora, espero me envolver cada vez mais com está matéria.

Unknown disse...

Boa tarde..
A primeira aula foi muito interessante, pois ja deu pra perceber que essa materia sera muito bem trabalhada, e principalmente por métodos interativos..Vou poder ver a paleontologia com outros olhos, de uma forma dinâmica e de boa aprendizagem e poder ver a influencia dela nas outras disciplinas..
tenho boas expectativas...
^^
Mariana

Catiane disse...

Boa noite à todos!!!

Confesso que fiquei impressionada quando vi a proposta da disciplina, pois acreditava que seria cansativa e muito chata!!! Mas logo percebi que as aulas serão bastante interativas e dinâmicas, além de oferecer a oportunidade de nos levar ao campo. Essas aulas nos dão oportunidade de conhecer lugares novos, além de um aprendizado bem maior do que em sala de aula.
Gostei muito da idéia do blog pois nunca utilizei para fins educativos nem pessoais, mas a experiência é válida. Assim, dá para perceber de verdade que a tecnologia também está aliada a educação.
Estou aguardando ansiosamente por tudo que a disciplina tem a oferecer e aprender junto com todos, pois eu gosto do que faço e certamente irei adorar as aventuras que a disciplina está guardando.
Sucesso!!
Catiane Oliveira

Srª Lothar disse...

Oie pesoal, não estive presente na primeira aula, porem depois de ler e saber como tudo funcionava achei bem legal! Isso do blog é muito legal mesmo, da para discutir umas coisas pelo meio da semana sem ser so na sala de aula! E ah adorei a ida que teremos para aula de campo e para o museu!
Acho que irei gostar muito dessa experiência e aprendizado, Beijos para todos

Mavione Ribeiro disse...

Oi Rita gostei muito do seu método de ensino.Conciliar aulas práticas e aulas teóricas é muito bom para termos uma visão mais ampla das coisas e não ficar muito apegado só a teoria.

Que consigamos fazer uma ótima caminhada.

Mavione Ribeiro.

leocampos disse...

Oi pró!!!
Gostei muito da proposta inovadora que você ofereceu para esta disciplina, a idéia do blog traz o estímulo que faltava para o acompanhamento diario da matéria, facilitando a fixação e o entendimento ja que não tenho que esperar tanto para voltarmos a falar sobre paleontologia,rsrsr !!!
Ate mais...

Leomir Campos.

Lindy Andrade disse...

Olá profª e colegas

Bom...anteriormente já tive uma experiência com a disciplina de Paleontologia, na qual tive uma visão bem diferente, da forma como a disciplina está sendo apresentada desta vez. E devo confessar que esta proposta está sendo bem mais atrativa, e acredito que será bem mais proveitosa para todos nós.
Estou com ótimas expectativas a respeito da disciplina, e espero aproveitá-la ao máximo e em sua totalidade.
Boa sorte a nós!!!

Lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas disse...

Professora Rita, apesar de não ter assistido a primeira aula, gostei da maneira com que a senhora ministra as aulas. Achei interessante e inovador o uso deste blog como metodologia. Espero aproveitar o máximo dessa disciplina.

Abraço
Lucas Aragão

Thairo disse...

Olá pessoal...fiquei muito surpreso e ao mesmo tempo contente e satisfeito com a apresentação da ementa da disciplina! A proposta do Blog é inovadora, pioneira na uesb! as aulas de campo, mto importante no processo de aprendizagem e fixação dos assuntos e a ementa propriamente dita...por exemplo, paleozoologia que, além de ser mto interessante e legal, é muito importante pra contar a historia evolutiva das especies de proto e metazoários!

espero que saia tudo dentro do planejado!

Rafa Thecat disse...

Olá
Embora este meu relato esteja um pouco atrasado, gostaria de afirmar que, na minha opinião a proposta da disciplina é maravilhosa. É facilmente percebível que foi precedida de uma preparação carinhosa e cuidadosa, no intuito de nos propiciar a clara possibilidade de um máximo aproveitamento. Somado a isto, tem uma proposta de metodologia que é abrangente não se limitando a aulas expositivas, tornando a disciplina muito mais atrativa. Por exemplo, o futuro contato com as evidências paleontológicas é animador. Não vejo a hora de vasculhar cavernas em busca de fosseis, coprólitos entre outros.
Um grande abraço e obrigada por aceitar o desafio.
Rafaela Lopes

Mateus disse...

Olá!!!
Então!! Apesar dos percaussos que nos levaram a ter esta disciplina nesse semestre e das possiveis dificuldades que possamos vir há ter, eu gostei da proposta oferecida por você para esta disciplina, a idéia do blog é diferente, traz uma interação maior do aluno com a matéria e, do aluno com o professor e os demais colegas. Falando mais especificamente da disciplina Paleontologia, sempre achei um assunto interessante, vamos ver se daqui por diante isso se concretiza na prática.
Abraço para todos...Até mais...

Mateus Sant'ana

Unknown disse...

Olá Professora Rita.
Desculpa-me o atraso em fazer o comentario!
Gostei muito da primeira aula, ou seja de suas aulas. A ementa da disciplina está muito boa, conciliar aulas teoricas com as práticas, poderemos ver a paleontologia em uma dimensao maior, nao vamos ficar apenas presos em livros e apostilas, pederemos ter uma visao maior do que é a paleontologia.

Um abraço,

Claudia Vasconcelos

GleisaLima disse...

Olá profª Rita.
Nesta primeira aula, entramos em contato com o seu método dinâmico de ensinar e vimos que podemos utilizar outros recursos de aprendizagem ...E depois com a apresentação dos vídeos , das futuras práticas de campo ,reflexões em grupos...
Começando por respeitar a individualidade das pessoas, saber ouvir aos alunos,entender o que passa na cabeça de cada um deles dentro e fora da aula[ no caso do Blog],pois alguns sao mais tímidos e podem se fazer ouvidos dessa maneira .

Gostei muitoooooo.!
Muita expectativa.!
Gleisa Lima

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi profª..

muito interessante a ementa da disciplina..o fato da mesma possuir diversas aplicações no campo prático e com tecnicas inovadoras como a utilização desse blog faz com que os alunos sintam-se cada vez mais motivados a mergulhar no mundo da paleontologia..
boa sorte a todos e que as ideias sejam absorvidas e refletidas com total transparência, simplicidade e êxito!

abraço fossilizado.. =)

Unknown disse...

Opa..
Super interessante a ideia do blog e junto com as aulas práticas servirão para unir mais a turma e manter as discussões sobre a paleontologia sempre atualizadas no âmbito acadêmico..

Apreciem com moderação! =)

Luilla Brito Pedreira

Carla disse...

Olá a todos.
Fiquei impressionada com a proposta da disciplina,pois é inovadora,sem falar que é super legal poder expressar minha opinião sobre as aulas.Além disso a idéia do blog trouxe uma forma contemporânea de tratar de fosséis.


ANA CARLA

Marcus Canário disse...

A muito tempo tive interesse em animais extintos, especialmente marinhos. Paleonto era a matéria que eu queria que chegasse logo quando entrei no curso. Mas de lá pra cá...
Bom, é inovadora a idéia do blog, apesar de intimidar menos que um trabalho escrito. Quanto as viagens, são obrigatórias.

Karla S. Sousa disse...

Realmente a matéria começou bastante animada pela energia contagiante da professora Rita, que buscou conhecer a todos e nos mostrar o quão interessante pode ser os caminhos da Paleontologia. Em relação aos assuntos que serão abordados, espero que venha a acrescentar no meu aprendizado como bióloga, pois tratará de aspectos ligados a evolução, que é um assunto que me interessa bastante. Espero que o meu entusiasmo possa perdurar até ofinal deste semestre, me levando a novas indagações sobre o assunto.

Adriano disse...

A disciplina paleontologia não deixa de chamar a atenção, já que durante nossas vidas não há quem nunca assistiu algum filme ou ouviu falar dessa ciência dando ares fantásticos de viagem no tempo ou de recriação de animais a muito tempo extintos. Mas infelismente essa parte está fora da disciplina, mas mesmo assim Rita fez uma programação que não está longe disso e recriaremos um passado tendo contato direto com a parte prática da disciplina que mostrará que o passado se faz presente. Sendo a parte prática uma constante nesta disciplina e vendo o empenho da professora em inovar a cada semestre, não se pode deixar de ter as melhores das expectativas para que o conhecimento ampliado e possibilidades da paleontologia nos tornem biologos cada vez mais completos. A única coisa que eu acho que poderia acrescentar seria o fato de ter alguma aula prática que ensinasse como explorar melhor as possibilidades criadas através do BLOG, ou mesmo como utilizá-lo (hehehe). E por já ter tido algumas aulas a mais posso acrescentar que vejo a preocupação da professora em formar biologos que pensam de maneira crítica e humana, e busca nos tornar pessoas integras e com amor pela vida, o que só reforça a proposta da disciplina.