terça-feira, 9 de setembro de 2008

Questões da Semana

Responda às questões abaixo:

01. Quais fatores potencializam a fossilização?

02. Quais argumentos podem ser utilizados para explicar os hiatos paleontológicos?

28 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

1)Quais fatores potencializam a fossilização?

O organismo morto começa a passar por um processo de decomposição, e raramente a parte orgânica se livra desse processo.
Algumas vezes os organismos são conservados inteiros, com partes moles preservadas. Isso deve-se a falta de contato com o ambiente, livrando-se da ação da atmosfera, água, decompositores, e demais fatores. Essa conservação pode acontecer pelo envolvimento com algum material protetor ou finas camadas de sedimentos, ou pela imersão em materiais como o petróleo, a resina e o gelo.
Contudo, geralmente a fossilização ocorre com partes duras como ossos, dentes, troncos, etc., passando pelos mesmos processos citados.

Rayssa Caires.

(Eu apaguei o outro comentário, pq eu sou uma tontinha!! kkkk!!! Toda hora eu erro!! E eu mesma fico morrendo de rir de mim!!!kkkkk!)

Unknown disse...

Realmente, como raissa já tinha dito a fossilização é um processo pelo qual o ambiente pode conservar restos de organismos. Geralmente só partes duras conseguem manter-se com o tempo, mas resinas, gelo e algumas substancias ocasionalmente mantem organismos e orgãos moles protegidos da decomposição, maximizando as chances do pesquisador conhecer e indentificar o material.
É por isso que pode-se hoje ter idéia das condições ambientais e quais os fenômenos fisicos e climaticos pelo qual o fossil passou ao longo do tempo.

Egnaudo Mendes

Srª Lothar disse...

E Rafaela Lopes.
01. Quais fatores potencializam a fossilização?

Para uma boa fossilização é preciso o isolamento o mais rápido possível do organismo ao meio, pois este meio pode degrada-lo com ação de processos químicos, mecânicos e biológicos. Alguns fatores como o surgimento de um isolante mais rápido do meio e do organismo potencializam essa fossilização. Como exemplo o âmbar (resina), o gelo e derivados de petróleo.
A composição do organismo também auxilia em uma melhor fossilização, como organismos com partes biomineralizadas por carbonatos, fosfatos, silicatos
e/ou com partes constituídas por materiais orgânicos resistentes (quitina, celulose. Nas partes moles a mumificação do animal tambem contribui.

02. Quais argumentos podem ser utilizados para explicar os hiatos paleontológicos?
Como a especiação ocorre em pequenos grupos isolados, so vai apresentar-se no registro fóssil quando transformar-se numa grande população, explicando os hiatos no registro fossil.

Mavione Ribeiro disse...

Após a morte do indivíduo ele começa a entrar no processo de decomposição, liberando matéria orgânica pro meio.Porém muito desses indivíduos são conservados, livrando-se dos processos de ação do vento ,da água e do clima, isso se deve a algum tipo de proteção que este organismo teve durante seu processo de fossilização.

Mavione Ribeiro

leocampos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luilla Brito disse...

Luilla e Cauê...
QUAIS FATORES POTENCIALIZAM A FOSSILIZAÇÃO?
Raramente, restos de organismos são envolvidos num material que protege e preserva os mesmos do contato com a atmosfera,água do mar e ação decompositora,mas se trata de um processo complexo onde na maioria das vezes,só partes duras viram fósseis.Para q a fossilização potencialize,é necessário que o organismo possua partes duras,que ocorra um enterramento rápido por sedimentos finos que interrompa a decomposição,sejam incluídos em materiais,como a resina e o gelo,que preservam o organismo do contato com o ambiente e de microorganismos

Unknown disse...

Para que a potencialização seja otimizada, o organismo deve apresentar partes biomineralizadas por carbonatos, fosfatos, silicatos, e por partes constituídas por materiais orgânicos resistentes, como a quitina e a celulose.
Alguns fatores tambem potencializam essa fossilização como o soterramento rápido após a morte, ausência de decomposição bacteriológica, e o modo de vida do organismo.

Mariana Nascimento

Unknown disse...

Quais os fatores que potencializam o processo de fossilização?

Após a morte do organismo este podem ser preservados por um processo de fossilização, entretanto este depende de um conjunto de fatores como: soterramento rápido após a morte, ausência de decomposição bacteriológica, composição química e estrutural do esqueleto, modo de vida e condições químicas que imperam no meio.

Quais argumentos podem ser utilizados para explicar os hiatos paleontológicos?
Muitas espécies surgiram e desapareceram sem deixar vestígios, sendo que essas lacunas refletem os acontecimentos da historia da vida. Assim, esses registros descontínuos que prevalecem nos hiatos paleontológicos são evidencias da historia evolutiva dessas espécies.

Fabilene e Daniele

leocampos disse...

Quais fatores que potencializam a fossilização?

Para que ocorra a fossilização é necessário que os restos do organismo sejam soterrados rapidamente antes de sua destruição. A exposição ao ar e aos agentes do tempo, bem como a ação de necrófagos (seres que se alimentam de cadáveres) e decompositores (bactérias e fungos), acabam destruindo o que sobrou em pouco tempo.Assim o soterramento por sedimentos conserva o organismo, principalmento em rios, lagos,mares e dunas.
Ate mais...
Leomir e Lucas.

Anderson disse...

olá a todos,
bem, como eu não estou podendo sair de casa, tive que pesquisar sobre as questões na internet. Apesar d'ela não ser o meio mais confiável, é o único qual eu dispus.
Mas bem, vamos ao que interessa.
Ao que pude apreender, a grande questão da fossilização é que organismos decompositores, e organismos que se alimentam de matéria morta (necrófagos se não me engano), são vias anti-fossilização. Daí, um fator considerável para que ela ocorra é o soterramento ou a anoxia do ambiente. De qualquer maneira, observei que as partes duras do organismo são as que mais se mantêm conservadas no processo, justamente pela sua maior demora à decomposição. Pode materiais moles se conservarem? Sim, podem, inclusive alguns animais se mantêm tão conservados que até uma análise celular mais cautelosa é possível. (Me lembrei do filme Jurassic Park, onde o cidadão guardava um mosquito preso no âmbar de milhões de anos. Ok que se tivesse conservado, agora reconstruir o DNA a partir daquilo eu acho bem impossível).
Bom, não tive um embasamento teórico específico para responder à segunda questão, mais pelo que eu estudei na primeira, cheguei a uma conclusão convincente.
Observe, o processo de fossilização necessita de certas especificidades certo? É necessário que ou a decomposição seja freada, a fim das características do organismo se manterem praticamente intactas ao longos dos milênios, ou que o próprio processo de decomposição, produza impressões em determinado local, produzindo um molde do organismo decomposto. o molde pode, por exemplo, ser substituido por areia (silica) e a impressão vai ficar bastante visível, se no caso, o material externo for uma rocha de composição distinta, coloração, etc...
É perceptível que esse processo não ocorre a todo momento. Se assim fosse, todo e qualquer organismo deixaria suas impressões e tudo seria fossilizado. Não se teria tantos questionamentos sobre a evolução, pois a história da vida estaria impressa initerruptamente.
O que quero dizer? Hiatos Paleontológicos são espaços no tempo onde não se tem registro fóssil, e é quando geralmente algumas espécies desaparecem, sem deixar vestígio algum. O motivo pra mim é aparentemente bem simples. Da mesma forma que ao longo da história, certos fatores específicos possibilitaram que ocorresse a fossilização, ao longo do tempo, tais fatores também não ocorreram, e seguiu-se o curso normal, a decomposição, e as impressões não se apresentaram.
São 'N' fatores necessários para que ocorra a fossilização, sem os fatores presentes, sem fósseis. Sem fosséis, hiatos a vontade quebrando a cabeça dos paleontólogos.

Anderson Bastos

leocampos disse...

Sobre os argumentos que explicam os hiatos paleontológicos podemos dizer que...

...os hiatos paleontológicos são períodos durante os quais não se tem registros fossilíferos, normalmente essas lacunas evolutivas são explicadas pela extinção rápida de pequenas populações de indivíduos, que devido a algum processo ambiental impossibilitou a vida desta espécie naquele momento. Os hiatos, impedem a compreensão completa do processo evolutivo de uma dada espécie, resultante da ausência de vestígios fósseis.
Até mais caros coleguinhas,rs...

Leomir e Lucas.

Catiane disse...

1)Quais fatores potencializam a fossilização?


Ao morrer, o organismo passa pelo processo de decomposição, onde algumas partes mantêm-se conservadas e inteiras, geralmente devido a falta de contato desse organismo com o ambiente. Assim,
para que o processo de fossilização ocorra,é necessário que aconteça um enterramento rápido por sedimentos finos a fim de interromper a decomposição e a partir disso sejam incluídos em materiais que irão preservar o organismo do contato com o ambiente e microorganismos, facilitando portanto o estudo do material fossilizado por pesquisadores.

Quais argumentos podem ser utilizados para explicar os hiatos paleontológicos?

Algumas espécies surgiram e desapareceram sem deixar vestígios, no entanto, os hiatos paleontológicos são espaços no tempo onde não se tem registro fóssil provavelmente devido a algum processo ocorrido no meio ambiente e impossibilitando portanto a vida desta espécie. Sendo assim, os hiatos paleontológicos influenciam na compreensão do processo evolutivo por não deixarem vestígios fósseis.


Boa tarde para todos!

Ana Carla e Catiane

Rú Gonçalves' disse...

1)Quais fatores potencializam a fossilização?

Como já disse a professora Rita em sala de aula...
Os fatores para a potencialização da fossilização são basicamente: *Agentes químicos;
*Agentes físicos;
*Organismos decompositores;


2)Quais argumentos podem ser utilizados para explicar os hiatos paleontológicos?

As lacunas apresentadas na paleontologia está baseada na ausência de registros fósseis de espécies que existiu, porém desapareceram rapidamente sem deixar qualquer vestígio, por motivos, talvez, de algum processo ocorrido no meio ambiente que desfavoreceu sua sobrevivência, impossibilitando assim uma compreensão completa do processo evolutivo de determinada espécie.

Ruana Paula Gonçalves'

GleisaLima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GleisaLima disse...

- Quais fatores potencializam a fossilização?

Existem vários processos que possibilitam a fossilização, mas, para que qualquer um deles ocorra é necessário que os restos do organismo sejam soterrados rapidamente antes de sua destruição,pois a exposição ao tempo, à oxidação e aos decompositores destróem rapidamente o que sobrou.

- Como justificar os hiatos paleontologicos ?

Muitas espécies surgiram e desapareceram sem deixar vestígios, existindo, portanto muitos
"hiatos " no registro paleontológico.

Gleisa e Krishna.

Thairo disse...

1.Quais fatores potencializam o a fossilização?

Pois bem, o indivíduo morre, ocorre o soterramento. A presença de matéria orgânica como carbonatos e fosfatos no organismo em decomposição mais os agentes externos como o clima potencializam este processo.

2. 02. Quais argumentos podem ser utilizados para explicar os hiatos paleontológicos?

Nessa questão, eu concordo com o comentario postado por Fabilene e Daniele. De fato, muitas espécies surgem e desaparecem sem deixarem registros fósseis, pois como sabemos, nem todas as espécies deixam fósseis, isso depende de diversos fatores, alguns já comentados na questão anterior. Essa repentina extinção pode está ligado à fatores estocásticos, assim como a outros fatores ambientais não aleatórios.

Unknown disse...

Principais Fatores que potencializam a Fossilização:

- SER SOTERRADO LOGO APÓS A MORTE
- TER COMPOSIÇÃO QUÍMICA RESISTENTE AS INTEMPÉRIES
- SER DECOMPOSTO MAIS LENTAMENTE PELOS MICROORGANISMOS
- CONDIÇÕES QUÍMICAS DO MEIO FAVORÁVEIS À SUA PRESERVAÇÃO
- SOFRER DESSECAÇÃO PÓS MORTE

Hiatos Paleontológicos:
A fossilização é um fenônemo excepcional. Portanto, apenas uma parte ínfima das espécies que habitaram a terra preservou-se nas rochas. Devido isso, muitos seres vivos existiram e desapareceram, sem deixar registros fósseis, criando o que se chama hiatos paleontológicos.
HAILLA RIALLI

Srª Lothar disse...

Tentando melhorar a segunda questão.
"02. Quais argumentos podem ser utilizados para explicar os hiatos paleontológicos?
Como a especiação ocorre em pequenos grupos isolados, so vai apresentar-se no registro fóssil quando transformar-se numa grande população, explicando os hiatos no registro fossil."
Tipo o que eu tentei explicar que não saiu meio certo foi assim, eu vi uma discursão de uns paleólogos. Ai eles explicavam nesse sentindo sabe? que tipo varias especies ocorrem especiações em pequenos grupos. Por ser um pequeno grupo ai geralmente não se forma fosseis com muitos exemplares ou quase nenhum. Aí por ser em pequenos grupos não fica registrado nos fósseis e ai fica esses buracos sem serem preenchidos q são os hiatos!. É não sei se piorei ou não, mais a conversa deles era enormeeeeee ai nem pus aqui, mais se achar o link dinovo ponho aqui! Beijo povo!

Joaquim Neto disse...

QUAIS FATORES POTENCIALIZAM A FOSSILIZAÇÃO?

O RÁPIDO SOTERRAMENTO APÓS A MORTE, E A AUSÊNCIA DE: DECOMPOSIÇÃO BACTERIOLÓGICA E QUIMICA; ÁGUAS PERCOLANTES; AGENTES EROSIVOS; VULCANISMO E EVENTOS TECTÔNICOS. E ÁLEM DISSO O ORGANISMO CONTER PARTES BIOMINERALIZADAS POR CARBONATOS, FOSFATOS, SILICATOS ,E PARTES CONSTITUÍDAS POR MATERIAIS ORGÂNICOS RESISTENTES COMO QUITINA E CELULOSE, SÃO FATORES IMPORTANTES PARA QUE A FOSSILIZAÇÃO SEJA POTENCIALIZADA.


QUAIS ARGUMENTOS PODEM SER
UTILIZADOS PARA EXPLICAR OS HIATOS PALEONTOLÓGICOS?

OS HIATOS PALEONTOLÓGICOS SÃO EXPLICADOS POR QUE NO DECORRER DO DESENVOLVIMENTO DA VIDA NA TERRA MUITAS ESPÉCIES APARECERAM E DESAPARECERAM SEM DEIXAR VESTIGIOS, DEIXANDO ASSIM LACUNAS NO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE MUITOS GRUPOS.

JOAQUIM E MATEUS

Unknown disse...

01. Quais fatores potencializam a fossilização?

R: Para que ocorra a fossilização, é necessário que o organismo se afunde no solo, seu enclausuramento em sedimentos impossibilitam a dissolução, e fique ao abrigo do ar, esse ambiente anóxico é um outro fator importante para a preservação do material orgânico até que o processo de fossilização seja finalizado. A preservação das partes moles é excepcional, para que os pesquisadores, possa identificar todas as partes do organismo.

02. Quais argumentos podem ser utilizados para explicar os hiatos paleontológicos?

R: Os hiatos paleontológicos são espaços no tempo onde não se tem registro fóssil. A fossilização representa a quebra deste ciclo e, portanto, deve ser sempre vista como um fenômeno excepcional. No decorrer do tempo geológico, apenas uma percentagem ínfima das espécies que um dia habitaram a biosfera terrestre preservou-se nas rochas. Muitas espécies surgiram e desapareceram sem deixar vestígios, existindo portando muitos hiatos no registro paleontológico.

Claudia Vasconcelos

Mavione Ribeiro disse...

Os hiatos paleontológicos são espaços que se encontram na paleontologia por não ter nenhum registro fóssil, isso se deve a algumas espécies não deixarem vestígios fósseis que possa marcar uma época.

Mavione Ribeiro

Unknown disse...

Luilla e Cauê

2)Quais argumentos podem ser utilizados para explicar os hiatos paleontológicos?
Os Hiatos paleontológicos caracterizam-se pela ausência de vestígios fósseis durante um intervalo de tempo.Esta falta de fósseis deixa uma lacuna na história geológica de certos organismos que vêm sendo estudado,deixando uma interrogação para seus estudiosos!

=p

Marcus Canário disse...

1)Quais fatores potencializam a fossilização?

Quando à forma de vida: Possuir partes biomineralizadas com carbonato de cálcio, silicatos, fostatos ou partes orgânicas resistentes como quitina e celulose.

Quanto ao meio: Composição das rochas e minerais dissolvidos na água e pH (substituição, e preenchimento), baixa concentração de oxigênio (menor atividade de decompositores aeróbios, mais eficientes).

Quanto ao processo em si: Rapidez do soterramento, temperatura, estagnação do ambiente, aprisionamento em âmbar ou congelamento.

02. Quais argumentos podem ser utilizados para explicar os hiatos paleontológicos?

Por algum motivo não houve fossilização de espécies ancestrais que poderiam explicar uma filogenia.

Adriano disse...

Adriano e Karla
1)Quais fatores potencializam a fossilização?

Têm maior chance de serem preservados aqueles organismos que possuem partes biomineralizadas ou constituídas por materiais resistentes, como quitina e a celulose. O soterramento rápido após a morte, a ausência da decomposição do organismo morto, a composição química e estrutural do esqueleto, o modo de vida, as condições químicas que imperam no meio. Sua preservação ainda é afetada pelo local de deposição, pois se houver agentes como águas percolantes, agentes erosivos entre outros, o processo poderá ser interrompido.

Adriano disse...

Karla e Adriano
02) Quais argumentos podem ser utilizados para explicar os hiatos paleontológicos?
Devido a grande diversidade de fauna e flora que existe na natureza e a fossilização ser um processo excepcional e cheio de poréns, é dedutível que várias espécies surgiram e se extinguiram sem deixar nenhum vestígio, pois essa variabilidade de animais e plantas não deve ser exclusivo de nossa era. Nisto se dá os hiatos no registro paleontológico.

Unknown disse...

Paula Malta Brito

01. Quais fatores potencializam a fossilização?
Soterramento rápido após a morte, que impede o contato com bactérias decompositoras ;o envolvimento em resina (âmbar); organismos com partes biomineralizadas, ou de matérias como quitina e celulose; o modo de vida do organismos, assim como o meio e as condições a que esse organismo foi exposto incluindo as condições de morte do mesmo.
02. Quais argumentos podem ser utilizados para explicar os hiatos paleontológicos?
A dificuldade de preservação de partes moles, a vulnerabilidade das partes duras a condições ambientais que podem resultar na sua destruição, assim como a falta de vestígios de algumas espécies que existiram.